Blog de Penaforte

terça-feira, 28 de julho de 2015

Governador e Ministro da Integração Vila Produtiva Rurais em Penaforte

Luis Celestina, Gilberto Ochi e Camilo inaugura Vila Produtiva (Foto: Luiz Carlos)
O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, acompanhado do governador do Ceará, Camilo Santana, entregou na tarde de ontem as chaves de 30 unidades habitacionais na Vila Produtiva Rural, localizada na Zona Rural do  municípios de Penaforte. As moradias são destinadas as pessoas que residiam na área de implantação do Projeto de Integração do Rio São Francisco no Ceará.

"Estamos aqui para mostrar que essa não é apenas uma obra de engenharia. É uma obra que olha para as pessoas que precisaram ser remanejadas por causa do empreendimento. São pessoas que passarão a ter um espaço próprio para viver, produzir, garantir o sustento de suas famílias", disse o governador Camilo Santana.

O ministro Gilberto Occhi reforçou a grandeza da obra.

"Eu tenho certeza que essas casas não são só casas. Elas fazem parte de um projeto da grande obra da transposição do Rio São Francisco, que vem lá de Minas Gerais e, se Deus quiser, em meados do ano que vem, essa água estará chegando aqui no Ceará. Serão nada menos que 12 milhões de pessoas que serão beneficiadas no Nordeste brasileiro com essa obra. As pessoas não foram tiradas de um lugar para ir para qualquer lugar, elas estão sendo levadas para um ainda melhor, com rede de esgoto, energia, escola, posto de saúde, onde vão poder produzir, criar animais. Até o fim do ano, serão 265 dessas casas no Ceará", disse.

A Vila Produtiva Rural Retiro em Penaforte mobilizou recursos da ordem de R$ 9,2 milhões, oriundos do Governo Federal. O local conta com um setor residencial e um produtivo. O primeiro é composto por casas de alvenaria de 99m2, além de rede de água, esgoto, energia elétrica, posto médico, escola, espaço para associação dos moradores e quadra poliesportiva. Já o setor produtivo possui quatro hectares, destinado à agricultura irrigada, sequeiro e manejo florestal.

Um dos beneficiados em Penaforte foi o agricultor José Matias, que revelou que a população está realizando um sonho antigo. "Estou muito feliz, pois essa é uma luta nossa desde 2004. Não só eu, como todas as 30 famílias estão realizando um sonho", disse. Ele, que é cadeirante, também comemora o fato de toda a estrutura ser acessível. "Todas as casas, a escola, o posto de saúde, tudo tem rampa para cadeirante. É uma satisfação muito grande ver que somos lembrados e isso facilita muito a nossa vida", afirmou.

O prefeito Luis Celestina disse que para ele como gestor era uma honra pela primeira vez receber um Ministro de Estado no Município de Penaforte.

Luis enfatizou a coragem e a visão de futuro do presidente Lula que implementou o projeto da transposição, pois muitos prometeram, mas só ele teve a vontade política de iniciar.

“Sabe o valor da dimensão de uma obra desse porte, pessoas que como eu transportaram água em ancoretas no lombo de jumentos”, disse Luis sob risos de Camilo.

Luis disse ainda que acredita que a presidente Dilma irá superar os obstáculos que são colocados pelos adversários do povo brasileiro e que a transposição será concluída no seu mandato.

Estiveram presentes nas solenidades o secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, Osvaldo Garcia, o secretário-adjunto do Gabinete do Governo do Estado, Fernando Santana, o vice-prefeito Avelar Pereira, o presidente da Câmara Agábio Gondim, os prefeitos de Altaneira, Delvamberto Soares, de Brejo Santo Guilherme Landim, de Nova Ronaldo Sampaio, deputados, secretários municipais, vereadores e outras autoridades.

Clique aqui e confira mais fotos