Blog de Penaforte

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Fieis de Penaforte celebram a coroação de Nossa Senhora

A Paróquia de Penaforte celebrou na noite desta quinta-feira (31/05) a Missa do encerramento do mês mariano, dedicado a Maria Santíssima.

Centenas de fiéis participaram da procissão com a imagem de Nossa Senhora da Saúde que deslocou-se da Prefeitura Municipal até a Praça Querubina Bringel.

Conduzida pelo Padre Almeida a Procissão contou a presença do Prefeito Luis Celestina, do Vice Prefeito Avelar Pereira e todos os secretários municipais, vereadores, lideranças políticas e representantes da sociedade civil.

Para os católicos, Maria Mãe de Jesus, é exemplo de quem contribuiu diretamente no projeto de Deus: salvar a humanidade através de Filho Jesus Cristo.

Na Praça foi encenada a Coroação de Nossa Senhora.

Confira fotos da grande Festa de Coroação:




domingo, 27 de maio de 2012

Inaugurada Creche Pró-Infancia de Penaforte

Mesa de autoridades da solenidade de Inauguração da Creche - foto Pereira
O Prefeito Luis Celestina acompanhado dos Secretários Municipais, Vereadores e lideranças politica entregou a população de Penaforte a Escola de Educação Infantil Pedro Leandro Ferreira que teve sua construção iniciada e abandonada na gestão anterior.

A escola é modelo padrão, faz parte do Programa Pró-Infancia do Ministério da Educação, construída com recursos do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação – FNDE e contra partidas do Governo Municipal, mas de grande complexidade para sua construção.

O Prefeito Luis Celestina empenhou-se pessoalmente na conclusão do projeto, apesar do grande prejuízo causado pela gestão anterior. A Escola de Penaforte é a primeira a ser entregue no Cariri.

A solenidade de inauguração foi prestigiada pelos ex-prefeitos Val Gama e Ronaldo Medeiros, pelos Secretários Municipais Marcia Rejane, Helio Fernandes, Graça Pereira, Gilberto Angelo, José Fernandes, Mauro Reno, Tania Queroz, o Chefe de Gabinete Winston Fernandes, o Presidente da Câmara Joaquim Raimundo, os Vereadores Abimael, Agábio, Fabricio e Nanuca.

O Governador do Estado, Cid Gomes, foi representado pela Gerente da Crede 20 a Sra. Luciana Brito. Prestigiaram ainda a solenidade a Delegada de Policia Civil, Dra. Janine Espíndola, o Padre Almeida, a Diretora Escolar Tania Grangeiro, o Ex-Secretário Novo, as lideranças Isma Gomes, Lessiana, Poli, Irmão Clesson, Gil de Tachin, Geova Junior e uma grande participação popular. Representando a família do homenageado compareceu o Senhor Dida e a Dra. Sandra.

Várias autoridades e lideranças discursaram parabenizando o prefeito Municipal Luis Celestina e sua administração pela conclusão de tão importante obra, mas no seu discurso o Prefeito Luis disse que quem realmente está de parabéns é o Povo de Penaforte.

“Se os filhos dos ricos tem escola boa e transporte para estudar, o filho do pobre também deve ter, por isso adquirimos ônibus modernos e confortáveis para transporte de nossas crianças e disponibilizamos de um ambiente agradável para que todos tenham uma boa educação. Esta escola tem padrão de escola de filho de rico, mas é para os filhos de pobres” disse o Prefeito Luis Celestina.

O Prefeito agradeceu a presença e todos os presentes e convidou para conhecer as instalações da mais nova unidade escolar de Penaforte.

Confira outras fotos da inauguração:


terça-feira, 22 de maio de 2012

Penaforte tem 4 Escolas Nota 10

Prefeito Luis Celestina entre o Ministro da Educação e o Governador Cid Gomes (foto Marthins)

O Governo do Estado divulgou na manhã de ontem (21/05) os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica - Spaece Alfa-2º ano e do Spaece Alfa 5ºano. Os números apontam que em relação aos 184 municípios cearenses avaliados pelo Spaece Alfa-2º ano, 178 atingiram médias de proficiência situadas no nível desejável, seguidos de seis que estão no nível suficiente.

Fazendo um comparativo no mapa do Ceará quando o PAIC foi iniciado, apenas 14 municípios eram identificados pela cor verde, fazendo uma referência ao nível de proficiência desejável. “Isso que está acontecendo no Ceará é a grande revolução da educação”, comemorou Cid Gomes.

A secretaria da Educação, Izolda Cela,  também comemorou os resultados do PAIC, que desde sua implantação em 2007, já aponta 800 escolas cearenses, em situação desejável para serem premiadas.  Segundo a Secretária, o desafio agora do Programa é fazer com que todas as escolas cearenses possam ser premiadas. 

“Quando o PAIC foi lançado, a intenção foi buscar um ritmo mais rigoroso de mudança. Mas a proposta era desafiadora. Hoje temos bons resultados, mas não devemos considerar só o nível de proficiência, nós precisamos ter compromisso com participação dos municípios e nos ajustarmos para buscar a igualdade nos resultados”, destacou Izolda Cela.

Para o Governador Cid Gomes, a “chave do sucesso” do PAIC está nessa avaliação. “A partir de uma iniciativa simples, apoiando as coordenadorias, melhorando a gestão e fornecendo o material didático estamos conseguindo aqui no no Ceará um futuro melhor para nossas crianças através da educação pública de qualidade. Mas o diferencial desse Programa é a avaliação de todas as crianças, em todos os municípios do Ceará”, destacou Cid Gomes.

O Município de Penaforte destaca-se com quatro escolas premiadas, dentre as 150 melhores escolas do Estado do Ceará e o Prefeito Luis Celestina receber um troféu das mãos do Governador Cid Gomes. As escola premiadas foram:

- E.E.I.E.F. Fátima Regina – Sede – 2º ano – Professoras: Maria Zilma e Lili
- E.E.I.E.F. Profª. Ledite Angelo – Sede – 5º ano – Professoras: Sandra e Virgínia
-  E.E.I.E.F. José Cesário – Distrito Juá – 5º ano – Professora: Neide Miranda
- E.E.I.E.F. Francisco Alves Gondim – Distrito Santo André – 5º ano – Professores:  Rogélio e Edvaldo.

O Prefeito Luis Celestina disse que a premiação oferecida pelo Governo do Estado é o reconhecimento do grande esforço que se tem feito para melhorar as condições de vida do povo de Penaforte, disse ainda que todas essas conquistas não seriam possíveis sem o apoio fundamental que tem recebido do Governador Cid Gomes, quem em toda ocasião faz questão de demonstrar o carinho que tem por nossa Terra.

Luis agradeceu e parabenizou a todos os profissionais do Magistério que vestiu a camisa da luta por uma educação de qualidade prometida ainda em campanha.

"Sei que fizemos muito, mas tenho convicção que muito ainda há por fazer, vamos trabalhar com mais empenho para que o nome de Penaforte aparece aqui mais uma vez no ano que vem. Só depende de Deus e de vocês!" finalizou o emociado Prefeito Luis Celestina.

Além do Prefeito Municipal Luís Celestina a comiitiva de pnaforte foi formada pela Secretária de Educação do Município: Maria das Graças Pereira Matias; a Gerente do PAIC: Jane Meire Luiza da Silva; as Diretoras das Escolas premiadas: Dalmadete Leite Piancó (Escola Ledite Angelo); Cícera Maria Rocha de Oliveira (Escola Fátima Regina), Aglaisa Magnólia Sampaio (Escola Francisco Alves Gondim) e Maria Tacione Grangeiro Gonçalves (Escola José Cesário); as coordenadoras: Maria Grangeiro Gonçalves (Sonia); Neuzimar Agustinho de Sousa e Márcia Queiroz de Lucena; as professoras: Maria Zilma, Elenir Pinheiro (Lili) e Neide Miranda, Cícero Washington e Mário Rodrigo (técnicos da SME), Martiniano de Sousa (gabinete do prefeito), Francisco Pereira da Silva (motorista).

Confira outras fotos da solenidade de premiação:

sábado, 12 de maio de 2012

Mães de Penaforte ganham Festa e presentes

Luis e Avelar na Festa das Mães de Penaforte (foto Pereira)
A Secretária de Assistência Social, Marcia Rejane, com apoio do Prefeito Luis Celestina, do Vice Avelar Pereira e dos demais Secretários Municipais realizou na noite desta sexta-feira (11/05) mais uma grandiosa festa em homenagem as mães de Penaforte.

O evento contou com participação de cerca de 2.000 pessoas e foi prestigiado por autoridades e lideranças políticas e da sociedade civil organizado.

O Padre Almeida compareceu ao evento e deu suas bênçãos as mães e aos demais participantes.

O Prefeito Luis Celestina participou da abertura da Festa e parabenizou a todas as mães e agradeceu a todos que contribuíram com a grande festa que já tradição no Município.

Foram distribuídas centenas de brindes entre as mães presentes, dentre eles televisão, geladeira, fogão, microondas, maquinas de lavar, dentre outros.

Confira fotos da festa das mães:

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Luis Celestina inaugura primeiro Poliesportivo de Penaforte

Atletas aguardam inicio da solenidade em frente ao ginasio (foto Mathins)
Foi inaugurado na noite de ontem (08/05) o primeiro Ginasio Poliesportivo do Município de Penaforte que foi batizado de Luis Fernandes Bezerra, o Luizão, em homenagem ao genitor do Prefeito Municipal Luis Celestina.

A solenidade de inauguração contou com a presença da Primeira Dama Marcia Rejane, dos Ex-Prefeitos Ronaldo Dias e Val Gama, do Presidente da Câmara Joaquim Raimundo, dos Vereadores Abimael, Agábio, Fabricio, Enoque e Nanuca, dos Secretários Municipais, Helio Fernandes, Gilberto Angelo, Graça Pereira e Tania Queiroz e várias lideranças políticas e representativas da sociedade civil organizada.

O Padre Almeida fez a benção das instalações e parabenizou a administração Municipal pela grande realização.

Após vários discursos o Vereador Agábio lembrou que apesar da fraca estrutura de equipamentos esportivos o Município de Penaforte sempre manteve um bom time de futsal e citou que as vezes ouvia com espanto dos adversários: “como é que se perde pro time de Penaforte que lá nem quadra tem?”. “Agora temos quadra e uma das melhores da região” finalizou o vereador Agábio.

O Prefeito Luis Celestina agradeceu as palavras elogiosas de todos que o antecederam e disse que estava muito alegre em ver tão grandiosa obra concluída e entregue as desportistas locais.

Luis lembrou ainda que em seus 40 meses de mandato investiu mais de dois milhões de reais em equipamentos esportivos e que isto reflete em melhores condições de saúde para juventude e geração de emprego e renda no Município.

O Prefeito Luis Celestina agradeceu o apoio dos Deputados José Arnon e Welington Landim que asseguraram recursos para realização de importantes obras no Município, como a estava entregando ao povo naquela noite.

Luis também agradeceu de forma especial ao Governador Cid Gomes que a cada dia demonstra ainda mais o carinho que tem pelo povo de Penaforte e que tem assegurado os recursos para realização das grandes obras que vem transformando a realidade de Penaforte.

“Recebo com alegria as felicitações dos meus amigos e autoridades aqui presente, mas quem realmente está de parabéns nesta noite são desportistas penafortenses que agora tem ambiente moderno e excelente estrutura para prática de diversas atividades esportivas. A minha grande satisfação é poder trabalhar e ajudar a minha terra e ao meu povo” finalizou o Prefeito Luis.

Ainda participaram da solenidade os atletas Luciano e Pio ambos jogadores do time do Salgueiro Atlético Clube " O carcará do Sertão" que estavam acompanhados do técnico  Neco.

Após a cerimonia de inauguração do Ginásio foi dado inicio com o torneio de abertura da VIII-Copa DÓ de Futsal, com a participação de dezoito equipes.

Confira outros fotos do evento:
 



sexta-feira, 4 de maio de 2012

Prefeito Luis Celestina declara Situação de Emergência em Penaforte



Foi publicado no Diário Oficial dos Municípios na edição de hoje (03/05) o Decreto do Prefeito Luis Celestina, decretando Situação Emergência no Município.

Argumenta o Prefeito Luis praticamente todo o território municipal foi afetado pela estiagem que afetou a quadra invernosa deste ano caracterizada pelo baixo índice de precipitação das chuvas no período de fevereiro à abril registrando no município 257,0 mm, bem abaixo da média abaixo do município que é de 650,0 mm, conforme relatório da Fundação Cearense de Meteorologia (FUNCEME).

Segundo dados da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente verificou-se uma perda de 90% de milho e 80% de feijão, como também ocorreram perdas consideráveis na atividade pecuária de 40% (bovinos, ovinos, caprinos, aves e outros).

Com o agravo das consequências, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) sugeriu que o município decretasse situação de emergência por conta do período de estiagem que atingiu o município o que foi prontamente atendido pelo Prefeito Municipal.

O município tem tomado medidas para minimizar as consequências do e já oficiou a Secretaria Nacional de Defesa Civil visando o reconhecimento da situação de emergência do Município para seja enviado o necessário apoio complementar do Estado e da União.