Blog de Penaforte

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Prefeito Luis Celestina declara Situação de Emergência em Penaforte



Foi publicado no Diário Oficial dos Municípios na edição de hoje (03/05) o Decreto do Prefeito Luis Celestina, decretando Situação Emergência no Município.

Argumenta o Prefeito Luis praticamente todo o território municipal foi afetado pela estiagem que afetou a quadra invernosa deste ano caracterizada pelo baixo índice de precipitação das chuvas no período de fevereiro à abril registrando no município 257,0 mm, bem abaixo da média abaixo do município que é de 650,0 mm, conforme relatório da Fundação Cearense de Meteorologia (FUNCEME).

Segundo dados da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente verificou-se uma perda de 90% de milho e 80% de feijão, como também ocorreram perdas consideráveis na atividade pecuária de 40% (bovinos, ovinos, caprinos, aves e outros).

Com o agravo das consequências, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) sugeriu que o município decretasse situação de emergência por conta do período de estiagem que atingiu o município o que foi prontamente atendido pelo Prefeito Municipal.

O município tem tomado medidas para minimizar as consequências do e já oficiou a Secretaria Nacional de Defesa Civil visando o reconhecimento da situação de emergência do Município para seja enviado o necessário apoio complementar do Estado e da União.