Blog de Penaforte

terça-feira, 20 de março de 2012

Penaforte mais uma vez entre os 10 melhores do Estado

Penaforte em destaque na tabela publicada no Diário do Nordeste

Um estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) para avaliar a qualidade da gestão fiscal dos municípios brasileiros publicado no Jornal Diário do Nordeste na edição de hoje (20/01) aponta mais uma vez o Município de Penaforte como destaque na qualidade da Gestão Fiscal. O Município de Penaforte é o quarto do Estado neste quesito.

O estudo revela também que  85,5% das cidades cearenses não conseguem se sustentar com recursos próprios, dependendo diretamente das transferências realizadas pelos governos estadual e federal.

“Os municípios cearenses que apresentaram melhores resultados são os de São Gonçalo do Amarante, Alto Santo, Tejuçuoca, Penaforte, Jaguaribe, Horizonte, Aquiraz, Martinópole, Nova Olinda e Itarema” narra a reportagem.

A Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) criou o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) para avaliar a qualidade de gestão fiscal dos municípios brasileiros.

No estudo realizado em 5.266 municípios brasileiros, dentre os quais estão 153 cearenses, são considerados cinco indicadores, referentes à arrecadação, investimento, gastos com pessoal, dívidas e restos a pagar.

A primeira edição da pesquisa traz dados referentes ao ano de 2010 apresentados pelos próprios municípios à Secretaria do Tesouro Nacional, comparando com as informações de 2006 a 2009.