Blog de Penaforte

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dia do Município de Penaforte


Vista parcial da cidade de Penaforte - Wilson Bernardo
O Município de Penaforte inicialmente denominou-se de Baixio do Couro, recebeu o nome de Penaforte, em homenagem ao ilustre filho de Jardim, o Cônego Raimundo Ulisses Penaforte.

Era este, figura destacada do clero cearense, jornalista, orador primoroso, autor de vários trabalhos de real mérito sobre assuntos religiosos, filosóficos e históricos, além de pertencer a inúmeras associações culturais brasileiras e estrangeiras.

O município de Penaforte foi desmembrado do de Jati, que também fizera parte do território de Jardim. Seu povoamento está ligado ao intercâmbio entre Pernambuco e Ceará, graças à sua posição fronteiriça e de parada para muitos viajantes que enfrentavam as poeirentes estradas em busca do Cariri cearense.

Dentre as famílias dos primeiros povoadores destacam-se os Matias, Ângelo, Leite e Ferreira.

O povoado de Baixio do Couro foi elevado a categoria de Distrito com a denominação de Penaforte, pela lei estadual nº. 1.153, de 22/11/1951, subordinado ao município de Jati.

Elevado à categoria de Município com a denominação de Penaforte, pela lei estadual nº. 4.224, de 31/10/1958, desmembrado de Jati.

O Município de Penaforte foi instalado em 03/03/1959, com a posse do primeiro Prefeito Municipal o Sr. Cicero Targino. 

Em divisão territorial datada de 2003, o Município é constituído de 3 distritos: Sede, Juá e Santo André.

O atual Prefeito de Penaforte é o técnico em agropecuária Luis Fernandes Bezerra Filho (PSB) e seu vice é o comerciante Avelar Pereira (PCdoB).

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Prefeito de penaforte entrega mais unidades do programa Minha Casa, Minha Vida


Luis Celestina entrega mais uma casa em Penaforte (foto Marthins)
Prefeito Luis Celestina entregou mais 08 casas do Programa Minha casa, Minha Vida. Todas as novas unidades habitacionais foram construídas em substituição as antigas casas de taipas que ainda existiam em nossa cidade.

O projeto compreende ao todo a construção de 30 moradias em Penaforte, no início do mês foram entregues as primeiras casas.

Os beneficiados desta segunda etapa foram:
Pedro Matias Leite Brito
Av Ana Tereza De Jesus
Maria das Graças Batista Silva
Rua Manoel Gonçalves
Cicera Alzira da Silva
Rua Manoel Gonçalves
Maria Argina da Silva
Rua Agaildes Sampaio
Antonio Mariano Neto
Rua Professora Francisca F. Rocha
José Joaquim da Silva
Rua Professora Francisca F. Rocha
Maria Bezerra de Sá e Silva
Rua Jose Barros Sobrinho

Confira a seguir o nosso tradicional antes e depois:

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Prefeito Luis entrega moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida em Penaforte

Avelar, D. Raimunda, Luis e Val Gama - foto Marthins
As primeiras residências do Programa Minha casa Minha em Penaforte, foram entregues nesta semana.

As primeiras beneficiadas foram as Senhoras Raimunda Bezerra da Silva e Maria do Socorro de Jesus Matos, ambas residentes no Bairro Nossa Senhora Aparecida em Penaforte

O Prefeito Luis Celestina compareceu ao Bairro Nossa Senhora Aparecida, acompanhado do Vice Prefeito Avelar Pereira e do vereador Val Gama para a entrega simbólica das chaves.

Dona Raimunda disse que estava realizando o sonho de sua vida morar em uma casa novinha e moderna.

O Prefeito Luis disse que é muito gratificante poder contribuir para a felicidade de seu povo, “este é o maior prêmio que um Prefeito pode ganhar ver o sorriso de seu povo, ter a certeza de que seu está bem cuidado" disse o Prefeito.

Em penaforte serão construídas 30 moradias e na próxima semana o Prefeito fará a entrega de mais 08 casas.

Vamos agora fazer aquela tradicional comparação do ANTES E DEPOIS, confiram:

sábado, 15 de outubro de 2011

Penaforte comemora o Dia do Professor

Professores em confraternização em Penaforte (foto Marthins)

Na noite de ontem (14/10) foi comemorado em Penaforte o Dia do Professor, o evento foi realizado no SA Clube e contou com a participação do Prefeito Luis Celestina, do Vice-Prefeito Avelar Pereira, dos  vereadores e dos secretários municipais.

A Secretária de Educação, Graça Pereira, fez a abertura do evento agradecendo aos professores pelo brilhante trabalho que vem desenvolvendo, colocando nosso município em lugar de destaque com o Projeto Escola nota Dez onde três escolas foram PREMIADAS, deixando nossa cidade hoje como referência em educação. 

"O Professor é uma pessoa especial que tem o dom de transmitir e contagiar" disse a Secretária Graça Pereira.

Em seguida a Secretária de Cultura, Tãnia Queiroz, usou a palavra parabenizando pelo dia do professor e lembrando do brilhante trabalho que os mesmos vem desenvolvendo. Na ocasião a mesma prestou uma homenagem a Secretária de Educação pelo trabalho e compromisso desenvolvido no Município.

O Prefeito Luís parabenizou todos os educadores afirmando que esse trabalho de parceria e compromisso é o responsável pelo sucesso educacional do que os alunos vem recebendo, colocando-se a disposição para qualquer ação que possa fortalecer ainda mais  ensino e aprendizagem.

Continuando, os professores participaram de um delicioso coquetel, sorteio de brindes e ganharam como presente uma camisa.

A festa contou com muita alegria, dança e descontração e felicidade os homenageados foram abrilhantados com o Show de Afonso e seus teclados. 

Confira outras fotos do evento:


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A Festa das Crianças em Penaforte

Vários Brinquedos montados na Praça para diversão das crianças - foto Marthins
O Governo Municipal de Penaforte, com apoio de todas as secretarias Municipais realizou no dia de ontem (12) uma grandiosa festa em homenagem aos dia das crianças.

Foi montado na Praça Querumbina Bringel um verdadeiro parque de diversão para a meninada, com toda segurança necessária para garantir a alegria das crianças.

Os meninos e meninas de Penaforte brincaram de pula-pula, escorregador, casa de bolinhas, cama elástica e ainda foi oferecido, gratuitamente, sorvetes e algodão doce além de palhaços e pernas de pau.

O Prefeito Luis Celestina e o Vice Avelar Pereira acompanharam de perto a diversão das crianças na praça.


"Eu procuro oferecer ao povo de Penaforte tudo aquilo que não tive acesso ao longo da minha vida. Tenho atenção muito especial com as crianças, pois, na minha época era raro os momentos de diversão. É muito gratificante para um Gestor ver tantas crianças sorrindo e saudáveis. Fico feliz pela felicidade dos pequenos filhos de Penaforte." Disse o Prefeito Luis.


A festa das crianças entrou na noite, mas tudo acompanhado de perto pelos membros do Conselho Tutelar.


Confira outras fotos da festa das crianças em Penaforte: